O caminho...

Intento, ainda acanhada, entregar-me às letras, sílabas, palavras, frases e o que se pode obter dessa junção. Coisa linda a mistura das palavras.


Sempre fui encantada pela nossa Língua e tive a oportunidade de ter como mentora, na antiga quinta série, a professora de LP Maria Alice.

Seu saber e envolver a todos nós, seus alunos, fez-me, literalmente, apaixonar-me por uma mulher aos onze anos de idade

Paixão platônica, pueril, inocente e verdadeira. Nascida da admiração do saber e ir além fazendo os outros também participarem desse conhecimento espetacular, quanto se trata de se entregar à Língua Portuguesa.

Vivo pelos cantos, tanto internos quanto externos, de caderneta em punho e caneta entre os dedos. Do nada, vejo uma imagem ou ouço uma palavra perdida num bar e dali parto para uma história vinculada à alguma vivência minha, da infância difícil até a executiva promissora, e me abro para o mundo das letras.

Meus dedos percorrem rapidamente a caderneta anotando o que me for possível trazer à tona, num momento posterior, de pura entrega, dedicar-me a misturar palavras, ritmos, sentidos, além, de uma boa dose de singularidade.

É assim que construo sem pressa meus poemas, versos, sonetos, também minhas crônicas, prosas e contos.

Foi a poesia que me salvou de me destruir na minha mais pura e insólita melancolia.

Foi a poesia que me salvou de mim mesma, impediu que eu ultrapassasse a linha da imaginação e fosse para algum lugar nunca antes visitado.

É a poesia, o verso, a magnitude da construção literária que me mostram quem realmente sou.

Oras posso valer até um milhão, mas sei tão bem que não valho sequer um tostão.

Humana sou.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

'Poeminha' da alegria

























Diz sim
sim pra mim
sim e sim
olha ali
lá em cima
vamos
alegra essa cara
sorria
viu?
não?
adivinha
que belo
que beleza
que puro
quanta pureza
olhadando de frente
na cara da gente.

Vai
diz sim
aceita
pega
leva pra casa
é teu
não paga
leva de graça
nenhum tostão
precisa de real não.

Vamos pessoal
aleluia
aleluia
meu irmão
eis aqui
aos nossos pés
a divina doação
pra todo mundo
que quiser
basta se envergar
o corpo abaixar
e tascar sua porção.

vai diz sim
pega e leva
não, não diz não.

Aleluia meu rapaz
aleluia minha menina
aleluia meu senhor
aleluia minha senhora
alegria também pra criancinha
e pr'aquela rapariga
filha da vizinha.

Eita
agora é pra valer
ninguém mais vai precisar
trabalhar
menos jornada enfrentar
porque tá aqui
na nossa cara
só basta a gente se ligar
que agora é pra valer
acabou.

Já era
emprego tem mais não
dinheiro se foi todo
levado pela mão
do senhor dito
senhor do amor
senhor, o dono do sertão.

Tem pão mais não
tem não.

Aleluia meu irmão
agora é, sim, essa hora
a que foi
designada pelo senhor
do louvar e do louvor
momento escolhido a dedo
pra acabar de vez
exterminar
fazer cinza virar
é
essa gente aqui
essa gente esfomeada
vai, morre gente desgraçada
os sãos serão queimados
na fogueira do diabo
os enfermos despejados
nas águas do rio são joão.

Aleluia irmão.

Vai
É
É isso aí
Isso mesmo
Segue acreditando
Que depois vem a glória
E o perdão
Vai, acredita bestão.

Aleluia meu irmão.

Nenhum comentário: